7 de maio de 2012

Nicolò Paganini

Compositor e brilhante instrumentista italiano nascido em Gênova, considerado o maior virtuose do violino de todos os tempos. Filho de Antônio Paganini, um um encaixotador do porto da cidade e violinista amador, logo cedo foi colocado para tomar lições de violino com Giovanni Servetto e depois com Giacomo Costa. Com oito anos já tocava rotineiramente em igrejas e compôs uma sonata para violino. A grande habilidade e sua capacidade de improvisação, revolucionou a técnica dos instrumentos de arco e tornou-se um grande ídolo popular. Elevou o violino ao nível de importância do piano, para o qual se compunha a maior parte das peças solo de sua época. Foi um dos criadores da estética musical romântica e enriqueceu em negócios ligados a concertos públicos. Em Viena conheceu Chopin e em Paris conheceu Liszt que ficou fascinado por sua técnica, o mesmo acontecendo com Schumann.

No entanto a grande fama de Paganini deve-se ao mito que se formou ao seu redor. 
Para as pessoas de sua época a grande habilidade de Paganini com o violino devia-se ao seu suposto envolvimento com poderes demoníacos e estando ciente dos boatos sobre ele mesmo, Paganini passou a alimentar cada vez mais estes boatos. Das inúmeras histórias que envolvem sua personalidade algumas se referem à sua aparência pessoal. Paganini havia perdido seus dentes por conta de uma doença o que lhe dava uma aparência macilenta. Como se o aspecto sombrio de Paganini não bastasse contasse que aos quarenta anos ele começara a viajar pela Europa e o fazia em uma carruagem coberta por um manto negro puxada por cavalos também negros. Tudo isso fazia parte da encenação que Paganini fazia antes de suas apresentações. Com uma atitude que nos faria hoje em dia lembrar o de algum astro do Rock, Paganini costumava demorar para entrar no palco apenas para depois de um tempo entrar uivando para a platéia e balançando seus longos cabelos negros. Atitudes que aos olhos de muitos eram evidência de sua comunhão com o demônio. Segundo o poeta Boerne: "Ele estava tomado por um entusiasmo ao mesmo tempo divino e diabólico, como eu nunca havia visto ou ouvido em minha vida."

A lenda em torno de Nicolò Paganini sempre será fonte de inspiração e admiração para músicos ou mesmo para aquele que deseja saber mais sobre a personalidade peculiar deste violinista tido por muitos como diabólico.



Fontes: netsaber.com.br ; paganini.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário