30 de abril de 2012

Rapsódia satânica


Lyda Borelli
Nasceu em 22 de março de 1884em Gênova, Itália
e faleceu em
1959 em Roma, Itália.
Lyda foi irmã da também atriz
Alda Borelli e filha do também ator
Napoleone Borelli.
Lyda Borelli parou de atuar em 1918
e casou-se com o empresário
Giorgio Cini. 
Um breve esclarecimento
"A rapsódia é uma justaposição, de escassa unidade formal de melodias populares e de temas conhecidos, extraídos com freqüência de óperas e operetas. Também pode ser associada a uma peça próxima ao improviso, com fulcro em temas de inspiração folclórica; recitação de um poema geralmente épico tal como ocorrido na Grécia antiga; episódios de poema homérico.

As rapsódias caracterizam-se por terem apenas um movimento, mas podendo integrar fortes variações de tema, intensidade, tonalidade, sem necessidade de seguir uma estrutura pré-definida. A sua forma consegue ser mais livre que as variações, uma vez que não há necessidade de repetir os temas, podem-se criar novos ao sabor da inspiração."
Fonte: Wikipédia.



Fausto Maria Martini compôs o poema publicado em um pequeno livreto com imagens do filme. Outro autor, Alfa (pseudônimo do barão Alberto Fassini), também é creditado como possível co-autor do cenário de Rapsódia Satânica. O poema foi provavelmente composto apenas por Martini, pois está assinado apenas por ele.
Uma carta de Mascagni datada de 23 de dezembro de 1914, confirma isso:


"[...] Fausto Maria Martini, che farà um poema in versi sulla rapsodia. [...]"
"[...] Fausto Maria Martini, que vai fazer um poema em verso de sua rapsódia. [...]"
adaptado de:  mascagni.org



Alba e Mefistófeles mostrando-lhe sua velhice.
A história é uma variação da história de Fausto de um poema de Fausto Maria Martini de 1915. Uma senhora da alta sociedade, interpretada por Lyda Borelli faz um pacto com Mefistófeles, no filme, interpretado por Ugo Bazzini. No pacto ela deseja recuperar sua juventude. Em troca, no entanto, ela nunca mais poderia se apaixonar, segundo o pacto firmado. No decorrer da história Alba é cortejada por dois jovens irmãos, Tristão e Sergio. O último ameaça se matar se ela não o amar, mas ela não está interessada em Sérgio, que depois se mata. Ela então se prepara para casar com Tristão. Neste ponto, no entanto, Mefistófeles retorna para recuperar sua juventude, uma vez que o pacto não havia sido respeitado.



Abaixo trecho do filme Rapsódia satânica de 1915. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário