23 de abril de 2012

O amor Proibido de Inês de Castro

Inês de Castro é sem dúvida uma personagem de grande importância na cultura portuguesa e a história de seu amor proibido com o Infante Pedro atravessaria gerações. Embora estivesse prometido à Constança Manuel, filha de um descendente de monarcas dos reinos de Aragão, Castela e Leão. Embora não quisesse se casar o jovem príncipe se submeteu ao casamento o que não impediria que fosse buscar em outros braços o amor que não conseguia enxergar em Constança. E foi exatamente nos braços da dama de companhia de Constança, a jovem e bela Inês de Castro que o jovem príncipe encontrou seu lugar. Tal relacionamento foi visto com maus olhos pelos membros da corte e pelos próprios súditos.


Os caminhos que o amor de Pedro e Inês tiveram de percorrer incluíram o exílio de Inês, a morte de Constança após o parto de um de seus filhos e intrigas cujo resultado final foi a morte da jovem Inês. Mas uma história assim não terminaria com a covarde morte encomendada de Inês. Sua lenda e a lenda de seu amor com Pedro continuaria. Ainda hoje é possível visitar a Fonte dos Amores, local onde Inês e Pedro se encontravam para trocar confidências.


Para aqueles que apreciam as histórias de amor medieval uma leitura mais detalhada sobre esta que se tornou uma heroína da história portuguesa pode ser uma boa dica. Muito do que se diz sobre Inês de Castro pode ser considerado como puro folclore, mas ainda que em vida a história de Inês de Castro não tivesse tantos componentes mitológicos quanto poderíamos esperar, sua história ainda oferece muito em que meditar e mergulhar em seu mundo é visitar uma época em que os valores hoje tão pouco estimados eram uma tônica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário