12 de novembro de 2011

Museu H. R. GIGER

Nova entrada do museu H R Giger
em Gruyères, Suiça 
Em Gruyères, na Suiça o Castelo de Saint Germain abriga algumas das obras de H. R. Giger. Provavelmente o nome não é dos mais conhecidos do grande público, mas H. R Giger com certeza já fez você ou alguém que você conhece se assustar em algum momento numa sala de cinema ou na sua própria sala. Isso porque Giger é o criador de uma das mais icônicas criaturas do cinema, Alien

Uma das características marcantes de suas obras é seu aspecto "biomecânico". Criaturas como o Alien parecem oscilar entre o orgânico e o mecânico, no entanto, não apenas isso chama a atenção nos personagens de Giger, o forte apelo sensual na estética das criaturas também é marcante. Aliás a estética singular desenvolvida por Giger não se resume somente aos personagens ela se espalha de forma sombria pelos cenários futuristas das naves e instalações espaciais por onde a criatura se esgueira e procria, alastrando-se como uma praga de proporções apocalípticas.

Estátua em metal de Alien
É esta mesma estética, esta temática que Giger procurou trazer para seu museu-bar e o resultado faz jus ao seu hóspede mais notável. Me arrisco a repetir uma expressão que li a respeito da estética de Alien; uma estética Cyberpunk. Considerando a época em que o filme, Alien, foi produzido a estética Cyberpunk é uma escolha ideal e muito bem aproveitada na arquitetura de seu museu.
H R Giger além de ter sido o criador de Alien também é pintor, escultor e arquiteto de interiores (o que certamente contribuiu para a criação do museu).

Fonte desta postagem site: alienagratia.wordpress.com 

Site oficial do museu H.R. Giger



H. R Giger








Nenhum comentário:

Postar um comentário