25 de outubro de 2011

Tsathoggua

Tsathoggua é o nome de uma entidade da ficção sobrenatural. Ele foi criado por Clark Ashton Smith como parte do seu ciclo de Hiperbórea. É descrito como fazendo parte do panteão Ele foi descrito no conto "The Tale of Satampra Zeiros" de Smith, escrito em 1929 e publicado no 1931Sua primeira aparição na imprensa, no entanto, foi na história "The Whisperer in Darkness", escrito em 1930 e publicado em agosto de 1931.
A  primeira descrição de Tsathoggua ocorre em "The Tale of Satampra Zeiros", no qual os protagonistas encontram um dos ídolos da entidade:
"Ele era muito agachamento e barrigudo, com a cabeça era mais parecido com um sapo monstruoso que uma divindade, e todo o seu corpo estava coberto com uma imitação de pêlo curto, de alguma forma dar uma sensação vaga de ambos os morcegos e as preguiças . Suas pálpebras sonolentas estavam meio abaixada sobre os olhos globular, e da ponta de uma língua estranha emitido de sua boca gordura."




A descrição dada por H P Lovecraft de Tsathoggaua e de seu local de habitação.
- É curioso notar que apesar de haver uma fonte original de onde podemos basear nossa visão a respeito da aparência de Tsathoggua, a liberdade artística atual permite termos uma visão bastante ampla e diversificada de tal entidade sobrenatural.
"Este era um templo, [...] de blocos de basalto, sem uma única escultura, e contendo apenas um pedestal de ônix vago. . . Foi construído em imitação de certos templos retratado no cofres do Zin, a casa de um terrível ídolo negro de um sapo [...] e chamou Tsathoggua [...]. Tinha sido um deus potente e amplamente adorado, e após a sua adoção pelo povo de K'n-yan havia emprestado seu nome para a cidade que mais tarde se tornaria dominante naquela região. A lenda de Yothic diz que tinha vindo de um reino misterioso interior debaixo do mundo vermelho-iluminado - um reino negro [...] que não tinham luz em tudo, mas que tinha grandes civilizações e deuses poderosos antes mesmo de os quadrúpedes reptilianos do Yoth terem chegado a existir."
-HP Lovecraft e Zealia Bishop, "The Mound"

Tsathoggua habita nas profundezas da terra em N'kai. Tsathoggua uma vez habitou dentro do Monte Voormithadreth em Hyberbórea.

desovar sem forma

"Da bacia [...] encheu-se de uma espécie de substância viscosa e semi-liquescente, bastante opaco e de uma cor de fuligem [...]. Ele inchou dentro, como se com a ação de leveduras poderosas [e] uma cabeça tosca amorfa com os olhos esbugalhados e maçante surgiu gradualmente em um pescoço sempre crescente [...] Em seguida, dois braços - se se pudesse chamá-los de braços - também surgiram centímetro a centímetro, e vimos que a coisa não era [...] uma criatura imersos no líquido, mas que o líquido se colocou diante deste terrível pescoço e cabeça, e [que foram se formando agora os braços] que tateou em nossa direção com o tentáculo - como apêndices, em vez de garras ou as mãos! [...] Então toda a massa do líquido escuro começou a subir [e] derramada sobre a borda da bacia como uma torrente de preto mercúrio, tomando como atingiu o chão uma forma ondulante ofídicos que imediatamente desenvolveu mais de uma dúzia de pernas curtas."
-Clark Ashton Smith,  "The Tale of Satampra Zeiros".

De acordo com o texto Tsathoggua é formado pelo "desovar sem forma", polimórficas entidades feitas de gosma preta. Eles são extremamente resistentes e muito difíceis de "despachar". Ao desovar sem forma pode assumir qualquer forma e atacar os seus alvos em quase todos os modos imagináveis. Eles são surpreendentemente flexível e plásticos, e podem rapidamente fluir em uma sala com a mais ínfima rachadura. Eles atacam por "atropelar" os seus alvos, mordendo-os, ou esmagando-os. O RPG Call of Cthulhu  também afirma que nesta forma eles são feitos de uma substância fortemente ácida e podem dissolver a carne humana, mesmo com um leve toque.
Em sua história Nas Montanhas da Loucura , HP Lovecraft afirma que "Alguns místicos ousados ​​têm sugerido um pré-Pleistoceno origem para a fragmentária Manuscritos Pnakóticos, e sugeriram que os devotos de Tsathoggua eram tão estranhos para a humanidade quanto Tsathoggua."

Nenhum comentário:

Postar um comentário