10 de setembro de 2011

O Machado

De todos os instrumentos conhecidos de tortura é bem provável que o machado ocupe o lugar de destaque da lista por ser talvez o mais conhecido - embora, convenhamos não daria muito tempo de sofrer depois que o machado descia. Isso de certa forma faz do machado não exatamante um instrumento de tortura e sim de execução, ainda assim imaginem a terrível angústia que o condenado devia sentir dia após dia esperando que o seu chegasse. Por este fator psicológico o machado pode ser considerado um instrumento de tortura. 

O machado era reservado aos condenados de origem nobre, deixando para a plebe os longos períodos de sofrimento inflingidos por outros instrumentos de tortura antes de estes virem a morrer.
O instrumento foi muito popular na Europa onde por inumeras vezes ele foi erguido (e baixado, claro). Em 1477 o pescoço de Jacques D'armagnac, cujo sangue literalmente banhou seus filhos, provou da lâmina do machado. O machado também fez sombra sobre a cabeça do bispo de Rochester, João Fisher e provavelmente foi a última coisa que "passou" pela cabeça de Thomas Morus.
E por falar no clero, é importante lembrar que a própria Igreja marcou presença nas masmorras, não apenas na época em que a Inquisição se fez sentir forte sobre os ombros daqueles considerados hereges, mas até antes disso. O Papa Inocêncio IV autorizou em carta solene publicada em 1252 a tortura dos suspeitos de heresia, tortura essa que não era considerada pecado pela Igreja uma vez que era realizada para o "serviço do Senhor".
Os manuais de tortura se tornaram um guia prático muito importante e até mesmo drogas psicotrópicas eram utilizadas para induzir ao delírio, visto como prova de que o acusado comunhava com o demônio.

Cruel ou não, o machado era com certeza um eficiente sistema punitivo, pois uma vez que as execuções eram efetuadas em público era bem clara a mensagem para todos os que estivessem presentes:
"Faça a mesma coisa que eles e sintam o sabor do mesmo metal"

Paul [Hyppolyte] Delaroche (1797-1856).

L'exécution de Lady Jane Gray en la tour de Londres. 1833.


Nenhum comentário:

Postar um comentário