15 de setembro de 2011

Modificação corporal na História 2# - Alongamento Craniano

A prática do alongamento craniano (braquicefalia) ou deformação craniana, por sua natureza "peculiar", tende a levantar muitas questões, a principal delas tem haver com sua finalidade. As mais diversas hipóteses já surgiram para tentar explicar os motivos de tal prática, desde símbolo de status, passando por questões puramente estéticas ou religiosas e até mesmo, segundo alguns pesquisadores entusiastas, como referência direta à raças alienígenas que teriam vivido entre estes antigos povos.

O fato é que como prática cultural a deformação craniana foi comum a muitos povos ao redor do mundo e em algumas culturas acreditava-se que as crianças que passavam por esse processo adquiriam poderes paranormais.

Em uma outra postagem quando mencionei os Pés de Lótus (prática de modificação dos pés) eu cheguei a afirmar que não acreditava que tal prática antiga pudesse retornar nos dias de hoje - posso até estar enganado - e o motivo para minha dúvida é porque nos dias de hoje tem gente capaz de qualquer coisa, talves até mesmo enrolar os pés a ponto de quebrá-los, não sei... prefiro deixar o tempo responder.

Crânios humanos alongados
como este estão presentes em
diversas culturas pelo mundo.

A deformação do crânio em
questão é conhecida como
braquicefalia
                                                    
Outra prática bizarra que envolvia
a intervençâo intencional no crânio
humano é a trepanação.
Atualmente é uma prática cirúrgica com
finalidades médicas específicas,
mas no passado a trepanação
era efetuada de modo ritualístico.
O objetivo era, entre outros, o de
eliminar os demônios
do corpo do indivíduo.



Ao preparar esta postagem imaginei se hoje em dia alguem seria capaz de  deformar seu próprio crânio e a resposta foi óbvia. Na verdade acho que foi muito inocencia da minha parte não atentar para as inúmeras modificações que atualmente são feitas no crânio humano, mas ao pesquisar sobre os tipos de modificações  cranianas me deparei com uma bizarra moda entre os jovens no Japão.

Não se trata de modificação craniana propriamente dita e sim de uma alteração facial onde o indivíduo injeta soro fisiológico sob a pele provocando um inchaço que pode durar até 24 horas e ser "modelado" de acordo com o gosto do cliente. Aprecie as imagens a baixo e faça seu próprio julgamento.




Nenhum comentário:

Postar um comentário