11 de março de 2011

Franz Kafka

Um dos principais escritores ficcionais de língua alemã, Franz Kafka nasceu na cidade de Praga, nesta época integrante do império austro-húngaro, atualmente conhecido como República Tcheca, no dia 3 de julho de 1883, no seio de uma família de classe média judia. Sua obra – em grande parte inconclusa e póstuma – compõe, hoje, o cânon que exerce a maior influência na Literatura Ocidental.
Ele era o primogênito de Herrmann Kafka, próspero negociante judeu, e de sua companheira Löwy, depois chamada de Julie. Kafka perde dois irmãos mais novos, o que, segundo alguns experts na produção literária do escritor, determinará a presença, em seus livros, de intenso sentimento de culpa. Restam três irmãs, entre as quais Ottilie é sua preferida. Kafka cresceu em um ambiente impregnado pelas culturas judia, tcheca e alemã. O escritor adotou o alemão como primeira língua, mas também falava fluentemente o tcheco.





Acima casa onde viveu Franz Kafka em
Praga.
Ainda adolescente Kafka assume ser socialista e ateu, ao mesmo tempo em que integra círculos anarquistas. Posteriormente ele fará o caminho de volta, ao militar em movimentos sionistas. Em 1902, ele trava amizade com Max Brod, que se tornará um de seus melhores amigos, e a quem, em 1922, ele confiará o desejo de ver toda sua obra destruída depois de sua morte.
Ele estuda Direito em Praga e se gradua em 1906. Se, por um lado, já se devota à Literatura, por outro é obrigado a trabalhar em seguradoras para sobreviver. Mas, em 1917, tem que abandonar o emprego, por conta de uma séria crise de tuberculose. Outro evento que marca sua obra é sua iniciação sexual, em 1903, quando ele tinha vinte anos, o que lhe provocará falta de segurança constante.
Suas relações afetivas foram sempre tumultuadas e inconstantes. Durante três vezes, entre 1914 e 1924, ele se encontra próximo do matrimônio, mas volta atrás. Assim, o escritor é na verdade um solitário, uma pessoa indecisa e vacilante, que não conheceu com sua obra a fama, nem a riqueza.

Neste mesmo período ele decide visitar um sanatório, sem saber que passará seus últimos dias em uma instituição semelhante a esta – chamada Kierling -, perto de Viena, na qual ele se interna por conta da tuberculose, embora oficialmente a causa de sua morte seja uma insuficiência cardíaca. Ele morre em Klosterneuburg, no dia 3 de junho de 1924.
Em sua obra é sempre presente o embate entre os protagonistas e a influência institucional, que revela a incapacidade humana e a sua instabilidade. Ela representa também seres angustiados, mergulhados em um universo aterrador, frio e burocrático. Seus principais livros, em grande parte publicados depois de sua morte, graças ao empenho de seu amigo Max Brod em recuperar seu legado, são: A Metamorfose (1916); O Castelo (1926); O Processo (1925), entre outros.

Franz Kafka e seu amigo Max Brod

"Muitos escritores têm a fama além túmulo, com a qual só
sonharam (ou, ocasionalmente, desdenharam) em suas vi-
das".
 Foi a observação feita por Nicolette Jones em uma
história do The Daily Telegraph. Por exemplo, ela observa,
há Franz Kafka, que disse ao seu amigo Max Brod que gos-
taria que tudo o que ele deixou para trás fosse queimado e
jamais lido. Brod afirmou que já havia dito a Kafka que ele
não iria honrar este pedido.

A amizade entre Franz Kafka e Max Brod é profunda e não se
baseia unicamente na proximidade espiritual e ambições lite-
rárias dos dois estudantes. Certamente eles são parte de um
círculo filosófico que se encontra no Louvre café e visitas aos
salões literários de Praga, mas também para passeios aos
cafés, teatros, para assistir a espectáculos de variedades.
Eles não dispensavam os lugares "sórdidos" e escuras taver-
nas e bordéis. Em suma, é uma animada e variada boa vida, que
não é desprovida de surpresas. A partir de 1909 os dois amigos
estão juntos em várias viagens longas. 
Foi com Max que ele foi para Paris em Outubro de 1910 no norte
da Itália e em Paris em 1911 em Weimar, em 1912.

 
Kafka participou da Escola de Praga, movimento voltado para uma elaboração literária realista, uma certa tendência metafísica e um meio-termo entre o bom senso movido pela razão e um intenso toque sarcástico. Ela também se caracteriza pela crueldade e pelo estilo meticuloso com o qual narra eventos nada comuns, como os representados em O Processo, no qual o protagonista é aprisionado, julgado e morto, mesmo sendo inocente. Kafka também produziu diversos contos e a cativante Carta ao Pai, de 1919, somados a páginas inumeráveis de diários. A ficção Amerika ficou inconclusa.

UMA ANÁLISE PSICOLÓGICA

Sem dúvida a obra mais presente de Kafka é A Metamorfose e sua leitura é "extremamente atual, em que pese ter sido escrita em 1912, contextualizada no momento histórico da crise da “Bélle Époque” que antecede a Primeira Guerra Mundial, Kafka está em meio a uma crise existencial, religiosa e racional, poderia ser chamada de crise da Modernidade.

Neste livro, fica evidente a desesperança do ser, o pessimismo com relação ao futuro, a falta de respostas às questões mais simples e às mais profundas. Enfim, “A Metamorfose” é uma obra agressiva, verídica, mordaz e, acima de tudo, de resgate de valores e princípios."

 
Fonte da imagem:  chryssalis

A Metamorfose
cap. I

Numa manhã, ao despertar de sonhos inquietantes,
Gregório Samsa deu por si na cama transformado
num gigantesco inseto. Estava deitado sobre o dor-
so, tão duro que parecia revestido de metal, e, ao
levantar um pouco a cabeça, divisou o arredondado
ventre castanho dividido em duros segmentos arque-
ados, sobre o qual a colcha dificilmente mantinha a
posição e estava a ponto de escorregar. Compara-
das com o resto do corpo, as inúmeras pernas, que
eram miseravelmente finas, agitavam-se desespera-
damente diante de seus olhos.













Downloads
A Metamorfose
O Castelo
O Processo
Relatos no Escogidos
Carta ao Pai - pdf
Carta ao Pai - rtf
America (Amerika) .doc


Fontes
http://pt.wikipedia.org/wiki/Franz_Kafka

http://www.pensador.info/autor/Franz_Kafka/biografia/

Autora do texto principal: Ana Lucia Santana - http://www.infoescola.com/autor/ana-lucia-santana/3/ 

http://mhpbooks.com/mobylives/?m=200907&paged=9

http://www.radio.cz/fr/rubrique/literature/franz-kafka-et-max-brod-une-noble-trahison

http://www.redepsi.com.br/portal/modules/smartsection/item.php?itemid=400

Nenhum comentário:

Postar um comentário