1 de março de 2011

Hermes Trimegisto

De acordo com a crença popular Hermes Trimegisto ou "Hermes três vezes grande" devido o seu conhecimento abarcar os três mundos: físico, astral e mental, teria sido um filósofo egípcio que se supõe ter vivido 2 mil anos antes de Cristo. Sendo identificado pelos eruditos com o deus lunar egípcio Toth, seria um instrutor, conforme o significado de seu nome, ou seja, um agente de sabedoria eterna.

Na verdade a crença em Hermes Trimegisto trataria-se de outro sincretismo de enorme influência subsequente que se completou durante o período romano. Segundo uma de suas histórias, Hermes teria viajado ao Egito e lhe dado leis e a escrita, e TOT ou Toth era um deus imensamente popular no Egito, ligado ao tempo, ao destino, à ordem cósmica, à lei, à sabedoria, à cultura e ao conhecimento, à religião e instituições civis, aos rituais, ao culto e à magia e era também juiz e guia dos mortos. Havendo vários pontos de contato entre ambos, na assimilação Hermes adquiriu o status de sacerdote, filósofo e governante, e Toth foi também magnificado em seu país com vários atributos do outro. As origens dessa fusão são pouco claras, mas parece que se deveu em parte ao estabelecimento de colonos gregos no litoral egípcio, e no início da era cristã já havia uma sólida tradição ligada a este personagem, que se tornara conhecido em largas áreas do mundo antigo em virtude de sua doutrina filosófica e religiosa.

Diz-se que descobriu a aritmética, a álgebra, a geometria, a astronomia, o desenho, o jogo dos dados, o alfabeto e a escrita.

Ilustração do tratado alquímico Viridarium Chymicum
de 1624 de Daniel Stolz Von Stolzenberg com a figura
de Trimegisto e símbolos alquímicos 
Alega-se que ele teria deixado escrito doutrinas num conjunto que veio a ser conhecido como Corpus Hermeticum, cujo conteúdo é uma eclética reunião de elementos da religião, filosofia, divinação, ritualística, esoterismo, magia, astrologia, ciências, política, alquimia e teurgia.

(A palavra teurgia é grega e provém de theoi, "deuses", e ergein, "obra", significando não somente "obra divina" mas também "obra de Deus" ou "produzindo a obra dos deuses" , e foi utilizada em contraste com a teologia, que meramente discutia sobre os deuses, e teoria, a pura contemplação filosófica e intuitiva. É uma forma de magia ritual.)

O Corpus Hermeticum foi influenciado por várias correntes de pensamento egípcias, gregas. romanas e cristãs. Os segredos de Hermes eram, no entanto, encerrados em símbolos, transmitidos pelos iniciados aos seu seguidores, através das provas dos mistérios e de duros estudos nas escolas de sabedoria. A esta sabedoria, aliás, dá-se o nome de hermenêutica que é a arte de interpretar os textos para descobrir o seu verdadeiro significado oculto, em especial a interpretação de símbolos, sendo esta imprescindível para a compreensão do mundo esotérico da cabala ou da alquimia.
Outros 42 livros são atribuídos a Hermes e que englobam a totalidade dos ramos da filosofia, da mística e das ciências. Seus textos encontravam-se guardados na famosa Biblioteca de Alexandria até sua infeliz destruição.  

Através do pouco que se salvou dos vários desastres que vitimaram a referida Biblioteca e também por meio de cópias, citações, fragmentos e antigas traduções, chegou até aos dias de hoje aquilo que constitui a parte mais interessante da doutrina e da filosofia hermética do antigo Egito. Um dos mais importantes tratados de Hermes, o PYMANDER (para os ocultistas significa Mente Superior ou Iluminada, no sentido de guia, Mestre ou pastor de Homens) ou POEMANDER (talvez por alusão a Poimen, pastor de Hermes), que trata da divindade da alma humana no sentido místico.

No PYMANDER definem-se os 7 mundos, os 7 planos da evolução ou condição da existência, os 7 Princípios Herméticos, que posteriormente são explicados no KYBALION (Caibalion), um livro esotérico escrito por três dos seguidores de Hermes.

Os 7 Princípios de Hermes são:

1º O MENTALISMO  - tudo é mente.
2º A CORRESPONDÊNCIA - existe uma correspondência entre os vários estados do ser e da vida e entre as leis e os fenômenos.
3º A VIBRAÇÃO - tudo está em movimento, nada está imóvel.
4º A POLARIDADE - tudo é dual e tem dois pólos.
5º O RITMO - tudo se manifesta num movimento de fluxo e refluxo.
6º A CAUSA E EFEITO - todo efeito tem uma causa e uma causa um efeito.
7º A GERAÇÃO - a feração manifesta-se em tudo, estando sempre em ação os princípios masculino e feminino.

Downloads

Fontes: wikipedia.org;
somostodosum.ig.com.br
arquivos pessoais







Nenhum comentário:

Postar um comentário