31 de janeiro de 2011

Screamin Jay Hawkins o feitiço do Rock

Nascido Jalacy J. Hawkins em 18 de julho de 1929, em Cleveland, OH; morreu em 12 de fevereiro de 2000, em Neuilly-sur-Seine, França, casado seis vezes, pai de (aproximadamente) 57 crianças. Screamin 'Jay Hawkins foi precursor de alguns dos mais exóticos atos do rock da parte final do século. Hawkins, com sua combinação especial que os críticos por unanimidade, chamaram de "choque e horror" ao mesmo tempo entretia os perplexos e estupefatos fãs do Rock com imagens de vodu, evocando a morte, as cabeças encolhidas e ossos chocalhando em efeitos sonoros. Maior que a vida, Hawkins atingiu estatura lendária, aprendendo a tocar piano e ler a música como uma criança e, finalmente, estudar ópera em emulação de seus ídolos Paul Robeson e Enrico Caruso. Em última análise Hawkins encontrou seu nicho de carreira em 1950, onde o rock and roll com a sua voz de formação clássica baixo-barítono. Cantando, ele conjurou imagens fantasmagóricas no palco e em seus discos.

Hawkins foi adotado de um orfanato aos 18 meses de idade e criado por uma família indígena da tribo Blackfoot. Hawkins foi um prodígio de diversas formas, desenvolveu a sua educação musical muito jovem. Ele simplesmente aprendeu sozinho a tocar piano quando criança, e ler música habilmente aos seis anos. Aos 14 anos ele aprendeu a tocar saxofone. Quando adolescente adotou o boxe profissional como esporte, ganhando um campeonato Luvas de Ouro em 1943, ele também participou do Conservatório de Música de Ohio, entregando-se ao desejo ardente de estudar ópera. Ele saiu da escola em 1944 e se juntou ao esforço de guerra, se alistando no Exército dos Estados Unidos. Durante sua excursão do dever, ele foi designado para entreter as tropas como um membro dos serviços especiais. Ele foi levado como prisioneiro de guerra, após uma aterrissagem de pára-quedistas ao largo da ilha de Saipan.

Hawkins continuou a boxear e ganhou um campeonato do middleweight no Alasca, em 1949, e embora em 1950 ele tenha abandonado o seu interesse no esporte estava decidido a seguir na carreira musical como pianista de blues. Na mesma época, ele mudou seu nome para Screamin 'Jay, um apelido inspirado quando uma fã entusiasmada em West Virginia gritou, "Scream, baby!" Em 1952, dispensado do serviço militar, Hawkins encontrou emprego como motorista para jazzman Tiny Grimes e eventualmente se juntou a 'banda, The Rockin' Grimes Highlanders, como vocalista e pianista.
Hawkins chegou a tocar piano com a banda de Fats Domino's, em 1954, até que os problemas surgiram entre Domino e Hawkins. Hawkins enfim assinou com Okeh Records em 1955 e gravou seu primeiro hit, "I Put A Spell On You". A canção, uma lamentação de amor não correspondido, foi escrita no tom de uma balada. Hawkins, no entanto, gravou a composição em meio a uma farra de bêbados que resultou na inclusão de berros, gritos, e outros efeitos sonoros bizarros. Ele alegou, na verdade, que a extensão de sua embriaguez era tal que, ao ouvir a versão gravada do disco, ele não tinha nenhuma lembrança da sessão de gravação. Surpreendentemente, a gravação original, para todas as suas insanidades, foi extremamente inibidos em contraste com uma versão posterior da canção gravada pela Columbia Records no ano seguinte. Ambas as versões foram editadas para a execução nas rádios, com os efeitos de som de ossos chocalhando retirados da gravação, como ruídos considerados muito ofensivos e reminiscentes da cultura antropofágica.

Foi o popular disc jockey Alan Freed da cidade de Nova York que, inspirado no comportamento disparatado de áudio de "I Put A Spell On You", que surgiu com os truques elaborados, que vieram a ser associados com o desempenho de Hawkins marca registrada do estilo. Freed pagou Hawkins generosamente para fazer a sua entrada em cena em um caixão e escalar as imagens de horror durante a execução. O ato de Hawkins evoluiu para um show de horrores. Ele foi levado ao palco dentro de um caixão em chamas decorado com peles de zebra, muitas vezes, vestido como um vampiro. Outros adereços variados e parafernália incluía um crânio com seu cigarro em um bastão, carinhosamente apelidado de Henry, com as chamas subindo da cabeça. explosões de ignição eléctrica pontuavam o ato, e Hawkins sofreu queimaduras graves em mais de uma ocasião durante as performances espetaculares. Hawkins levou sua imagem aos extremos. Às vezes, ele apareceu com um osso no nariz, vestido de tanga e carregando uma lança e um escudo, ou com um turbante. Essas palhaçadas serviram para aumentar sua popularidade, mas levou a críticas de facções conservadoras. A Associação Nacional para o Avanço das Pessoas de Cor (NAACP) expressaram insatisfação, preocupados que as ilusões "trashy" canibal poderiam tornar-se associado com a população Afro americana. Na ocasião shows Hawkins eram condenados, não só pelas mães, reclamando do mau gosto, mas até mesmo pela Associação Nacional de Caixões, insistindo em que Hawkins zombava dos mortos. Apesar das intromissões nos efeitos especiais da música e mesmo na ausência de ossos chocalhando, efeitos sonoros, que foram retirados integralmente do lançamento nos Estados Unidos de "I Put A Spell On You", a gravação vendeu mais de um milhão de cópias.

Na esteira de tal controvérsia, Hawkins admitiu que o desempenho, especificamente pela entrada do caixão, lhe deu arrepios. Apesar de sua remuneração de US $ 2.000 para uma performance, ele encontrou-se incapaz de prosseguir com seu ato, sem a assistência de álcool e drogas. Hawkins como resultado desenvolveu uma dependência da substância ao longo do tempo. A novidade das performances inspiradas de vodu teve um pico em 1950, e pelo início dos anos 1960, a popularidade do ato de Hawkins diminuiu. Ele continuou a realizar, em grande parte turnês na Europa, onde manteve uma sequência entre multidões de vanguarda, especialmente na Inglaterra. Ele atuou com freqüência na Ásia e no Havaí e excursionou em bases militares para entreter os soldados dos Estados Unidos. Em torno desse tempo Hawkins mudou para o Havaí. Entre seus discos de sucesso durante os anos 1960 estava "I Hear Voices", lançado em 1967. Hawkins e seu estilo, assustador gritando ganhou uma reputação como "horror divertido."

Suas turnês na Europa, Havaí, e Nova York prosseguiram em 1970, e em 1974 Hawkins conseguiu vencer a sua dependência de álcool e drogas. O seu "feitiço" canção entretanto experimentou um renascimento, e foi gravado pelo jazz e vários astros do rock, resultando numa receita de royalties substanciais para Hawkins. Hawkins colaborou informalmente com os Rolling Stones e, em 1980, realizou o ato de abertura para os Rolling Stones em um grande concerto no Madison Square Garden. Também durante a década de 1980 Hawkins trabalhou no clube Palomino em San Fernando Valley, onde ele ganhou uma reputação macabra entre seus amigos porque ele manteve seu caixão suporte em sua cozinha ao lado da geladeira, como um armário improvisado.

Em 1978, Hawkins apareceu como a si mesmo no filme American Hot Wax , um docu-drama sobre o disc jockey Freed. Mais tarde, em 1984, a gravação de "Spell" de Hawkins foi incorporada a trilha sonora do filme cult Stranger Than Paradise por Jim Jarmusch, e mais uma vez "Spell" (feitiço) experimentou um ressurgimento da popularidade. Em 1990, Hawkins apareceu como um estranho e excêntrico gerente de hotel em Jarmusch Mystery Train, e o filme de 1991 Rage in Harlem incluía uma cena em que Hawkins cantou "Spell". Hawkins também interpretou o personagem Reggie na produção de Vicente Gomez Andres, Perdita Durango, em 1997. A brutalidade horrível, e sobretons de vodu era ao mesmo tempo bizarro e muito típico da pessoa que era Screamin Jay Hawkins.
Em 1990, Hawkins organizou e estrelou em uma banda chamada The Fuzztones, que excursionou pelos Estados Unidos e Europa. Também durante a década de 1990 ele assinou com o Demon Records e lançou algumas gravações diversas, incluindo "Heart Attack and Vine". Ele fez comerciais no Japão, onde sua popularidade era imensa, e no final de 1990 ele se mudou para Paris, França. Hawkins morreu na clínica Pave Ambroise, no subúrbio parisiense de cirurgia de aneurisma de Neuilly-sur-Seine, após posterior falência de órgãos em 12 de fevereiro, 2000. Era seu desejo que seu corpo fosse cremado, porque ele tinha estado em "muitos caixões malditos." Além disso, ele deixou instruções para que as suas cinzas fossem espalhadas no oceano. Hawkins, que foi casado com uma estimativa de seis vezes e pai de um número incontável de crianças, 57 por sua própria estimativa. Uma busca por suas dezenas de crianças foi realizada após sua morte, em um esforço para fornecer encerramento.
Entre os muitos que elogiaram Hawkins com admiração está Chris Morris, que lembrou da carreira do cantor e de sua "loucura" como seu distintivo musical. Os críticos e observadores, em retrospectivas do rock and roll, creditam à Hawkins seu estilo único que antecedeu artistas posteriores com toques góticos, incluindo Kiss, Marilyn Manson, Alice Cooper e Black Sabbath.

Nenhum comentário:

Postar um comentário