29 de janeiro de 2011

Música Clássica

Na cultura obscura, a música clássica é uma referência que se combina com outros estilos. Sua influência é notada entre estilos como Ethereal e Metal e entre artistas que buscam uma maior sofisticação na sonoridade através de violinos, cellos, vocais sopranos e tenores, piano e cravo, por exemplo. Assim, buscam inspiração em compositores de diversas fases como Mozart, Beethoven, Chopin e Strauss.
De acordo com Allan Christian a música clássica tem grande influência no mundo do Rock, segundo ele:

"... Desde a “Ars Nova” de Philippe de Vitry e Guillaume de Machaut, até a “Música Nova” de Brian Ferneyhough e Flo Menezes, abrangendo um período de aproximadamente 700 anos da história da música, podemos encontrar direta influência sobre a música popular, dentro e fora do Rock ou Heavy Metal. [...]
Se partirmos cronologicamente da música renascentista, já podemos encontrar a abertura (Crossing) do álbum Holy Land, da banda Angra, sendo essa, uma peça coral do compositor italiano Giovanni Pierluigi da Palestrina (1525-1594), período de explendor do contraponto modal.
Influenciada pela música do período Barroco, podemos citar grande parte da obra do guitarrista sueco Yngwie Malmsteen, ou mais especificamente a canção Black Diamond, da banda finlandesa Stratovarius, que tem em sua introdução um “Pedal Point”, além da presença do Cravo, um instrumento tipicamente barroco. É realmente inegável a presença da sonoridade barroca de Händel, Bach e companhia no Heavy Metal. ..."





















Algumas das referências de compositores da música clássica que influenciaram a música que é apreciada pela cultura obscura são: Mozart, Beethoven, Chopin e Strauss.

Sites de referência: hardblast.com
spectrumgothic.com

Fontes das imagens: historiadomundo.com.br;  A Utopia do Direito

Nenhum comentário:

Postar um comentário