19 de dezembro de 2010

Rusalkas

Na maioria das versões, a Rusalka é um inquieto ser morto, associado com "forças impuras". De acordo com algumas crenças, as pessoas que morrem violentamente e antes de seu tempo, como as mulheres jovens que se suicidam por terem sido abandonadas por seus amantes, ou as mulheres solteiras grávidas, devem viver na Terra como um espírito.

A versão fantasmagórica é da alma de uma jovem mulher que teria sido morta em um rio ou lago ou perto de um rio ou lago e retornaria para assombrar este local. Este Rusalka nem sempre é maléfica, e lhe será permitido morrer em paz se a sua morte for vingada.
Rusalkas também podem originar-se de crianças não batizadas, muitas vezes, aqueles que nasceram fora do casamento e foram afogadas por suas mães, por esse motivo. rusalkas bebês supostamente passeariam na floresta pedindo para serem batizados para que eles pudessem ter paz. Eles não são necessariamente inocentes, no entanto, podem atacar um homem tolo o suficiente para abordá-los.

Enquanto sua morada principal era o corpo de água em que ela morreu, a Rusalka poderia sair da água durante a noite, subir em uma árvore, e sentar-se cantando músicas lá, sentar em uma doca e pentear o cabelo, ou juntar-se a outras rusalkas para danças de roda polacas no campo.

Embora em algumas versões do mito, os olhos brilhem como fogo verde, outros descrevem-los com a pele extremamente pálida e translúcida, e com as pupílas não visíveis. O cabelo dela é por vezes representado como verde ou dourado, e muitas vezes permanentemente úmidos. O Rusalka não poderia viver por muito tempo em terra firme, mas com o pente era sempre seguro, pois daria a ela o poder de conjurar água quando ela precisasse. Segundo algumas lendas, se o cabelo da Rusalka secar, ela morrerá.

Rusalka gostaria de ter os homens e as crianças presos em seus jogos. Elas podem fazê-lo, atraindo os homens com seu canto e, em seguida, afogando-os, enquanto as crianças eram muitas vezes atraídos com cestas de frutas. Homens seduzidos pela Rusalka poderiam morrer em seus braços, e em algumas versões por ouvi-las rir.

Especificidades relativas a Rusalka diferem de acordo com as regiões. Embora na maioria dos contos elas vivam sem homens, na Ucrânia eram frequentemente relacionadas com água, enquanto na Bielorrúsia, foram relacionados com a floresta e campo. Onde a terra era fértil, as donzelas apareceriam nuas e belas. Muitas vezes, no norte, eram feias e cobertas de pêlos. As rusalkas eram consideradas mais perigosas durante a Semana Rusalka (Rusal'naia) no início de junho. Neste momento, elas deixariam suas profundezas aquosas, a fim de balançar em galhos de salgueiro e de bétula à noite. Natação durante esta semana era estritamente proibido, sob o risco de que as sereias rusalkas arrastariam um nadador para o fundo do rio. Uma característica comum das comemorações da semana Rusal'naia era o ritual de banimento ou o enterramento da Rusalka no final da semana, que permaneceu como entretenimento na Rússia até 1930. A palavra Rusalka originalmente se referia à dança das meninas na festa do pentecostes. A palavra é derivada de um termo grego "rosalia", o termo latino para semana de pentecostes originalmente significava "o festival das rosas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário