15 de novembro de 2010

Samba, bossa e fantasmas

fonte: Jornal do Brasil 21/08/94
Daniela Matta

Segundo Milton Teixeira - um dos maiores especialistas em História da cidade - um roteiro de prédios assombrados no Rio de Janeiro inclui mais de 20 prédios, como o Teatro Municipal, a Fortaleza de Santa cruz em niterói e o Museu Histórico Nacional. Nestes lugares é comum se escutar gritos, sussurros e pedidos de socorro. A Fortaleza de Santa Cruz em Niterói serviu como presídio até o Golpe de 64. Nas celas vazias do subterrâneo ouvem-se gemidos e choros.







Outro prédio rico em mistério é o Museu Histórico Nacional, antigo arsenal da marinha, no Centro. Em uma de suas celas teria sido esquartejado o corpo de Tiradentes.


Além destes prédios podem-se destacar também a Biblioteca Nacional, o Museu Nacional de belas artes, a Câmara dos Vereadores, e o antigo prédio do Supremo tribunal federal. A explicação para isso vem do século XVIII, quando no local ocupado pela Câmara dos Vereadores existiam ruinas de uma capela onde eram realizados cultos satânicos.


De acordo com o que se conta a aparição mais convincente teria ocorrido em 1710, quando todo um pelotão que enfrentava piratas franceses jurou ter visto o próprio Santo Antônio participando de uma luta em defesa da cidade do Rio de Janeiro contra piratas franceses. A vitória teria feito com que Santo antônio fosse incorporado ao exército e chegasse ao cargo de tenente-coronel. Como todo ex-combatente, o Santo recebeu soldo até 1910, entregue "religiosamente" ao convento que leva seu nome, no Centro do Rio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário