8 de novembro de 2010

O Fascínio das cidades-fantasmas

E se você de repente se visse como o único ser humano da Terra? ou pelo menos como o único num raio de centenas de quilômetros, sem comunicação e com pouca esperança?



Se você, como eu, já imaginou como isso poderia ser, então já deve ter visto - com certo fascínio - filmes como Eu Sou a Lenda (I Am Legend) ou A Estrada (The Road) e deve ter imaginado como toda aquela desolação é inexplicavelmente fascinante. A idéia de uma cidade deserta, e num sentido maior, de um mundo deserto nos remete à solidão, aos sentimentos de desesperança, à loucura, aos pensamentos sombrios.

O que ainda é objeto de surpresa para algumas pessoas é saber que realmente existem lugares abandonados ao redor do mundo, como por exemplo algumas cidades russas. Não poderíamos nos esquecer também das cidades fantasmas do meio-oeste dos Estados unidos ou mesmo das pequenas cidades no interior do nordeste do Brasil. Nesta postagem, no entanto, me detenho às cidades russas. Nesta série de imagens, fotos de uma cidade da Rússia abandonada após o fim da União soviética.

'Quando a União Soviética entrou em colapso, o governo não tinha fundos para apoiar algumas cidades pequenas em torno de objetos estrategicamente importantes. Pessoas destas cidades foram deixadas sozinhas. Ninguém poderia apoiá-las porque quaisquer comunicações com esses lugares foram encerradas depois que o Exército decidiu que agora não tinha dinheiro para sustentar esses objetos.
As pessoas tiveram que deixar suas casas e se deslocar. Alguns tiveram a sorte de encontrar o seu lugar sob o sol do Exército da nova Rússia, alguns menos afortunados tiveram de deixar tais lugares, sem qualquer esperança de encontrar uma nova casa.'

Esta postagem foi inspirada no site englishrussia.com (site em inglês).

Nenhum comentário:

Postar um comentário