28 de novembro de 2010

A Fada Verde - Absinto

Poucas bebidas têm uma bagagem cultural tão representativamente obscura quanto o absinto. De tão influente na cultura obscura esta bebida de uma sensual tonalidade verde já foi representada diversas vezes na arte, seja na pintura na literatura ou em épocas mais recentes até mesmo no cinema.
A história do absinto começa em 1792, quando o médico e monarquista francês Pierre Ordinaire, exilado na Suíça, utilizou a planta Artemisia absinthium para fabricar uma poção digestiva. Poucos anos depois,ele adicionou álcool à fórmula para potencializar seus efeitos.

E falar nos efeitos do absinto é falar no Thujon. E o que é o Thujon?


Thujon é o principio ativo da planta Artemisia absinthium e Artemisia pontica. Também encontra-se thujon na sálvia e no estragão, utilizados normalmente na culinária. Diz-se que o thujon em altas quantidades pode ter efeitos alucínogenos. Thujon em excesso pode trazer diversos males à saúde. O que explicaria, pelo menos em parte, a proibição de sua comercialização em 1915 em praticamente todo o mundo.
O medicamento do doutor Ordinaire tornou-se coqueluche na suíça e rapidamente atravessou fronteiras. Já carregava nessa época uma forte dose de mitologia. Espalhou-se que suas virtudes iam muito além da cura dos males do estômago, tornando seus usuários mais bem-dispostos para o trabalho. Por causa de seus poderes milagrosos e da sua cor esverdeada, os mais entusiasmados apelidaram-no de Fada Verde. Nas horas de descanso, Toulouse-Lautrec não deixava de dar suas bebericadas. Oscar Wilde e Paul Verlaine escreveram poemas em seu louvor. Degas, Manet, Van Gogh e Picasso fizeram o mesmo em seus quadros, além de escritores como Edgar Allan Poe que era grande apreciador da bebida.










1792 - Dr. Pierre Ordinaire cria a receita do Absintho

1797 - Henri Louis abre a primeira desilaria de Absintho

1805 - Heni Louis abre a primeira grande desilaria de Absintho

1908 - Absintho é proibido na Suíca

1915 - A França e o resto do mundo proibem o Absintho

1931 - Portugal começa a produzir Absintho

2000 - O Absintho é comercializado no Brasil

fonte: absinte sites.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário