18 de outubro de 2010

Camilo Castelo Branco

Camilo Castelo Branco nasceu em 16 de março de 1825, em Lisboa. Filho de Jacinta Rosa do Espírito Santo e do patrão de sua mãe , Manuel Joaquim Botelho Castelo Branco. Ficou órfão de mãe aos 2 anos e de pai aos 8.
Foi educado pela tia Rita Emília. Casou-se aos 16 anos, logo largou a esposa e foi morar no Porto para cursar Medicina, projeto que não foi adiante. Foi preso por adultério depois de se envolver com uma prima, mas após a morte da primeira mulher, em 1847, casa-se com Patrícia ( a prima ), e a larga após a gravidez.
É abandonado por uma outra paixão, Ana Plácida , ingressa para o seminário e se apaixona por um freira. Anos depois,retorna aos braços de Ana, já mãe de outro, ambos são presos em 1858, por adultério.
Durante a prisão escreveu uma de suas obras-primas “Amor de Perdição”, é absolvido junto com a terceira mulher Ana, com quem tem dois filhos e oficializa a relação em 1888. Em suas obras sempre imprimiu parte de suas vivências, teve vida atribulada, algo parecido com os heróis românticos.
Foi um dos primeiros escritores profissionais em Portugal, escreveu mais de cem títulos, foi tradutor, poeta e teve até que vender a sua biblioteca em tempos difíceis, entre suas obras mais conhecidas podemos citar : "Amor de Salvação" (1864), “A Queda de um anjo” (1866), “Anátema” (1851) e o “Amor em Perdição” (1862). Sobrevivia de literatura , nisto o autor desenvolvia um ritmo de criação,antes de sua morte uma sífilis desencadeou na saúde do escritor uma cegueira, suicidou-se em 1º de junho de 1890.



Texto reproduzido de Fernando Rebouças



Downloads









Nenhum comentário:

Postar um comentário