27 de agosto de 2010

Vida de Lord Dunsany

Lord Dunsany






Edward John Moreton Drax Plunket nasceu em 24 de julho de 1878 no castelo de sua família no Condado de Meath na Irlanda. Depois da morte de seu pai, em 1898, que fora em vida um renomado engenheiro mecânico assume o posto de 18º Barão de Dunsany. Foi educado em "Eton" na Academia militar de Sandhursty e serve ao exército de sua majestade nas Guerras Boer em território do sul da África.










Dunsany também fora grande aficionado por partidas de xadrez (o qual foi grande campeão) tendo inventado em 1942 o "Xadrez de Dunsany" e enfrentado o cubano GM Capablanca. Além disto apreciava cricket e tênis.









De volta a Inglaterra começa de fato sua grande produção literária: "The Gods of Pegäna" (1905), "Time and the Gods" (1906) e "A Dreamer’s Tales" (1910). Caracteriza sua obra literária a beleza em sua redação e sua grande imaginação criadora de panteões e mundos verossímeis, pode-se considerá-lo como um dos pais da literatura fantástica. Em 1910 seu mentor literário W.B. Yeats o incentiva a escrever peças teatrais, peças estas que ficaram tão famosas ao ponto de serem exibidas 5 peças suas simultaneamente na Broadway, do seu livro "Five Plays". Quando começa a Primeira Guerra Mundial se voluntariou a servir no Exército Britânico, mas retorna ferido na Revolta de Dublin em 1916 e se uniu a Guarda Real em Flandes.

































No período entre guerras ele e sua esposa Beatrice vivem alternadamente no Castelo Dunsany e na propriedade particular da família em "Sevenoaks" em "Kent" (Inglaterra), período este, no auge do sucesso, viaja freqüentemente e começa a ter muito sucesso com livros e poesias sendo reconhecido por intelectuais ingleses. Em 1941 aceita a cadeira Byron de literatura inglesa na Universidade de Atenas, mas tem que deixar logo depois da invasão dos nazistas aquele país. Em 1943 profere conferências no "Trinity College" de Dublin e segue assim até que em uma situação com familiares tem uma crise de apendicite e só recupera a consciência depois de uma operação, mas morre em Dublin no dia 25 de outubro de 1957, sendo enterrado em "Shoreham".


































Texto retirado do site: Sitelovecraft.com



Ilustrações feitas por Sidney H. Sime (de Fins do Séc. XIX) para os livros "The Book Of Wonder", "A Dreamer's Tales", "The Gods Of Pegana" e "The Sword Of Welleran".

Nenhum comentário:

Postar um comentário